A RENAMA e o SIBRATEC

Saiba mais sobre a Rede e sobre o programa Sibratec, do Governo Federal

A RENAMA

A Rede Nacional de Monitoramento Ambiental é uma rede de laboratórios de análises e ensaios em matrizes ambientais: águas, solos, ar e radionuclídeos, além de calibração de instrumentos, formada por renomadas Instituições brasileiras públicas e privadas sem fins lucrativos. Foi criada no âmbito do Programa do Sistema Brasileiro de Tecnologia, Redes de Prestação de Serviços Tecnológicos - Sibratec. Foram selecionados para participar do projeto de estruturação da RENAMA apenas laboratórios acreditados pela Norma NBR ISO/IEC 17025 - Requisitos Gerais para Competência de Laboratórios de Ensaio e Calibração, ou com Sistema de Gestão da Qualidade implantado. Assim, a RENAMA reúne um grande escopo de serviços que atende amplamente às demandas das empresas brasileiras para ensaios e análises em águas, solos, ar, radionuclídeos e alimentos com alto grau de qualidade e confiabilidade.

A RENAMA foi formalizada em 06 de agosto de 2012, data da assinatura do Convênio nº 01.12.0319.04, que define as condições para execução do projeto “Formação e Estruturação da rede de Monitoramento Ambiental com foco em exportações - REMAEX”.

O SIBRATEC

O Sibratec é um programa do Governo Federal de apoio ao desenvolvimento tecnológico das empresas brasileiras e da melhoria da qualidade dos produtos e serviços por elas desenvolvidos. Para tanto, o Sibratec atua em três componentes: Centros de Inovação, Extensão Tecnológica e Prestação de Serviços. É dentro deste último componente que estão as Redes Temáticas e entre elas, a RENAMA.

O SIBRATEC é gerido, no âmbito nacional, por um Comitê Gestor; três Comitês Técnicos, sendo um para cada componente e operando articuladamente; uma Secretaria Executiva, exercida pela Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações - MCTIC, a qual tem como agência executora a Financiadora de Estudos e Projetos - FINEP. Mais informações podem ser obtidas no site do Sibratec https://sibratec.mctic.gov.br/sibratec/

Gestão da RENAMA

A RENAMA é gerida pelo Instituto de Tecnologia e Pesquisa – ITP, instituição executora do projeto.

 

Coordenação da Rede de Monitoramento Ambiental

Thyara Figueredo França Merlo

Instituto de Tecnologia e Pesquisa – ITP

 

Núcleo de Coordenação

Natalício Ferreira Leite

Instituto de Tecnologia do Paraná – TECPAR

Zildete Rocha

Centro para o Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear – CDTN

Katia Maria Bisol Ramon

Universidade Caxias do Sul – UCS

Jorge Eduardo de Souza Sarkis

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares – IPEN

 

Financiadores

FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos

Convênio nº 01.12.0319.04

Projeto Formação e Estruturação da Rede de Monitoramento Ambiental com Foco em Exportações - REMAEX

Topo